Com o Novo Acordo do Rio Doce, homologado pelo STF em 2024, ações de reparação passam a ser conduzidas pela Samarco, em parceria com os governos federal e estaduais de Minas Gerais e do Espírito Santo, além dos municípios que aderirem ao acordo.
Neste site está registrado o histórico das ações executadas até outubro de 2024 pelos 42 programas da extinta Fundação Renova, responsável por conduzir a reparação após o rompimento da barragem de Fundão entre 2016 e 2024.
Programa 20 – Estímulo a Contratação Local
O Programa
O Programa de Estímulo à Contratação Local (Programa 20) foi implementado para priorizar a contratação de mão de obra e fornecedores locais, contribuindo para a retomada econômica nos municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão. Suas ações promoveram oportunidades de trabalho para a população atingida, além de fortalecer redes de fornecedores locais e capacitar trabalhadores na área de abrangência definida pelo Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC).
Origem
O Programa de Estímulo à Contratação Local foi estabelecido pelas cláusulas 134 a 136 do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), acordo assinado em 2016.
Histórico
O programa estruturou suas atividades em três frentes principais:
- Fomento e monitoramento de contratações locais: priorização de fornecedores e prestadores de serviço locais para as ações realizadas pela extinta Fundação Renova. O Projeto Recoloca Rio Doce, uma das ações dessa frente, foi encerrado em 2023 e ajudou a recolocar moradores no mercado de trabalho, divulgando 10.697 vagas ao longo de três anos.
- Desenvolvimento da competitividade de fornecedores: estratégias para aprimorar a gestão empresarial e ampliar a capacidade de atender demandas regionais. O Projeto +Gestão aprimorou a gestão de empresas de Minas Gerais e Espírito Santo.
- Qualificação de mão de obra local: cursos técnicos e profissionais em diversas áreas, realizados em parceria com instituições como o Senai. O Capacita Rio Doce promoveu 405 turmas e capacitou 7.369 pessoas até julho de 2024.
Gastos acumulados até novembro de 2024: 23921345.96
Progresso do programa
Registro das ações do Programa de Estímulo à Contratação Local (PG 20), apresentados ao CIF, entre setembro de 2016 e setembro de 2024.




