Acessibilidade

Com o Novo Acordo do Rio Doce, homologado pelo STF em 2024, ações de reparação passam a ser conduzidas pela Samarco, em parceria com os governos federal e estaduais de Minas Gerais e do Espírito Santo, além dos municípios que aderirem ao acordo.

Neste site está registrado o histórico das ações executadas até outubro de 2024 pelos 42 programas da extinta Fundação Renova, responsável por conduzir a reparação após o rompimento da barragem de Fundão entre 2016 e 2024.

Programa 15 – Promoção da Inovação

O Programa

O Programa de Promoção da Inovação (PG 15) teve como objetivo fomentar a produção de conhecimento para a recuperação socioeconômica e ambiental das áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão. O objetivo era criar e fortalecer um ecossistema de empreendedorismo e inovação tecnológica, promovendo o desenvolvimento sustentável nas comunidades atingidas na Bacia do Rio Doce.

Origem

O programa foi lançado pela extinta Fundação Renova em julho de 2017 como parte do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), segundo as cláusulas 113, 114 e 115, para criação de tecnologias e conhecimento visando a recuperação das áreas impactadas pelo rompimento.

Histórico

As ações envolveram universidades, instituições de pesquisa, comunidades impactadas e outros programas da extinta Fundação Renova, sendo estruturadas em três eixos: inovação para reparação, ambientes de negócios e fortalecimento de capital humano.

No eixo de inovação para reparação, foram adotadas tecnologias e soluções inovadoras em parceria com universidades e agências de fomento, potencializando a reparação dos danos. O eixo de ambientes de negócios buscou estimular o empreendedorismo sustentável, por meio de projetos como Empreende Rio Doce, Hub de Inovação e Impulso Rio Doce, além do mapeamento de vocações tecnológicas em universidades federais. Já no fortalecimento de capital humano, foram concedidas bolsas para formação empreendedora, extensão e pesquisa, qualificando pessoas impactadas pelo desastre.

Gastos acumulados até novembro de 2024: 30312523.52

Progresso do programa