Com o Novo Acordo do Rio Doce, homologado pelo STF em 2024, ações de reparação passam a ser conduzidas pela Samarco, em parceria com os governos federal e estaduais de Minas Gerais e do Espírito Santo, além dos municípios que aderirem ao acordo.
Neste site está registrado o histórico das ações executadas até outubro de 2024 pelos 42 programas da extinta Fundação Renova, responsável por conduzir a reparação após o rompimento da barragem de Fundão entre 2016 e 2024.
Programa 01 – Levantamento e Cadastro de Impactados
O Programa
O Programa de Levantamento e de Cadastro dos Impactados (PG 01) foi criado para levantar informações sobre as perdas materiais e as atividades econômicas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, por meio da realização do cadastro individualizado de famílias e pessoas físicas e jurídicas (apenas micro e pequenas empresas) na área de abrangência socioeconômica do TTAC.
Origem
O escopo do Programa de Levantamento e Cadastro dos Impactados foi definido pelas cláusulas 19 a 30 do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado em 2016. A execução das ações foi responsabilidade da extinta Fundação Renova.
Histórico
O cadastro emergencial começou logo após o rompimento da barragem de Fundão e foi inicialmente realizado pela Golder, empresa contratada pela Samarco. Em junho de 2016, foi implementado o Cadastro Integrado para identificar os atingidos e suas características socioeconômicas. Esse cadastro fornece informações para a realização de estudos que apoiam as ações de reparação e compensação. A iniciativa foi divulgada por campanhas e informativos nos canais de relacionamento da extinta Fundação Renova.
O Cadastro Integrado teve como premissa a autodeclaração , ou seja, as informações foram declaradas pelos próprios manifestantes. Por meio de uma metodologia de pesquisa, que envolveu, dentre outras etapas, a realização de entrevistas, foi gerado o portfólio de cadastro, contemplando todos os arquivos e documentos que compõem o processo de cadastramento.
As primeiras pessoas que manifestaram interesse nos Canais da extinta Fundação Renova foram as primeiras a serem cadastradas, com prioridade para situações de vulnerabilidade social, como insegurança alimentar ou condições precárias de moradia e saneamento.
Foram executadas as seguintes etapas de cadastramento:
- Mobilização e agendamento;
- Indexação (ponto de GPS para identificar a propriedade);
- Plantão social e entrevista;
- Entrega do Formulário;
- Vistoria e Laudo;
- Disponibilização do portfólio de cadastro no Portal do Usuário;
- Revisão de cadastro.
O Novo Acordo do Rio Doce estabeleceu um novo fluxo, com o encerramento dos sistemas de indenização individual em curso e uma iniciativa indenizatória final e definitiva implementada e executada pela Samarco. Saiba mais em: https://www.samarco.com/indenizacao/.
Gastos acumulados até novembro de 2024: 285662336.22
Progresso do programa
Registro das ações do Programa de Levantamento e Cadastro dos Impactados (PG 01), apresentados ao CIF, entre setembro de 2016 e setembro de 2024.